Os ciclos da lata - Itaquá Embalagens

Os ciclos da lata

os-ciclos-da-lata

Conhecendo o Material

As latas de aço, produzidas com chapas metálicas conhecidas como folhas de flandres, tem como principais características a resistência, inviolabilidade e opacidade. São compostas por folhas/bobinas laminadas de aço, de baixo teor de carbono, revestidas em uma ou ambas as faces com camada de estanho metálico (0,20%) e óxido de cromo (0,007%), aplicado por processo eletrolítico que protegem contra a oxidação e evitam a decomposição de alimentos.

Reciclabilidade

O aço é 100% reciclável, isto é, se coletado e destinado corretamente a uma usina siderúrgica ou fundição, pode ser utilizado como matéria-prima sem perder suas propriedades. Esta afirmação se confirma no fato de que 60% do aço mundial é fabricado a partir de sucata de aço.

46,5% do total das latas de aço consumidas no Brasil em 2008 foram recicladas, incluindo 82% reciclados de latas de aço para bebidas (latas de 2 peças). Este índice vem aumentando graças à ampliação de programas de coleta seletiva e educação ambiental.

No Brasil, 8% das latas para bebidas são de aço, sendo que a maior participação está no Nordeste, que detém 46% do mercado. Com a necessidade de incentivar a coleta seletiva criou-se a iniciativa em 2001 que permitiu à embalagem de aço para bebida atingir o índice de 88% de reciclagem contra os 27% iniciais. Esse índice é auditado anualmente por empresa independente.

Degradabilidade

As embalagens de aço degradam-se, em média, em um período de cinco a dez anos dependendo das condições climáticas e geográficas do ambiente de exposição. Este fator é muito importante, na medida que é virtualmente impossível reciclar 100% das embalagens em circulação. A degradação ocorre em um curto espaço de tempo, sem qualquer interação negativa com o solo e o ambiente as embalagens de aço degradam-se voltando à sua forma original de óxido de ferro.

Categorias:Sustentabilidade
Leave a comment