História da Lata de Aço - Itaquá Embalagens

História da Lata de Aço

hiatória-da-lata

Você já conhece a história do aço?

A história da lata começou em 1795 quando as tropas de Napoleão estavam sendo arrasadas mais pela fome e doenças relacionadas do que pelo combate.

As conquistas militares e expansão colonial requeriam a invenção de algum recipiente capaz de transportar comida sem apodrecer, foi quando o governo Francês ofereceu um prêmio de 12.000 francos para quem inventasse um método de conservar comida.

Depois de 15 anos de experiências, um parisiense chamado Nicholas Appert obteve sucesso na preservação de comida, vedando as garrafas com rolhas e imergindo as garrafas em água fervente. Appert supôs que como no vinho, exposição ao ar estragava a comida.

Assim, a comida colocada num recipiente que vedava a entrada do ar, ficaria fresca e com boa qualidade. E isso funcionou!

Em meados do ano de 1830 as latas de conserva de tomates, sardinhas e ervilhas começaram a aparecer no mercado, tendo se popularizado em quase um século mais tarde com o aperfeiçoamento do enlatamento, sendo que em 1935 foi lançada a primeira cerveja em lata.

Foi graças aos esforços de Kaiser Aluminium e Reynolds Metals, na década de 60, a lata de duas peças surge nos Estados Unidos para o envasamento de bebidas.

Em seguida, as empresas produtoras de aço na Europa desenvolveram o aço DWI que permitiu a produção das latas de aço de duas peças para bebidas.

Categorias:Sustentabilidade
Leave a comment